Busca por palavras

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Conselhos Para Uma Fé Saldável

Seria bom se houvesse uma fórmula que pudéssemos aplicar para termos uma fé saudável, mas Deus não trabalha assim. Não há fórmulas para alcançarmos o que Ele nos dá gratuitamente. Contudo a ação humana em resposta ao chamado de Deus é crucial para crescermos espiritualmente. O que eu escreverei aqui não é novidade para um cristão verdadeiro, mas muitas vezes a carnalidade tenta nos fazer esquecer que elas são importantes.

1 - Reconheça a soberania de Deus:

A frase é comum hoje em dia em relação a posicionamentos históricos da igreja referentes a temas polêmicos como pornografia, fornicação, divórcio, entre outros: "Se não prejudico a ninguém, então qual o problema em fazer?". Isso é racionalismo puro! Deus é soberano, logo se ele afirmou em sua Palavra que algo é pecado, quem sou eu para dizer que não é? Isso faz parte de se ter fé. Eu creio em Deus e no que Ele revelou em Sua Palavra porque  Ele é infinitamente mais sábio que eu ou você e nosso raciocínio limitado nunca vai acompanhá-lo perfeitamente. Com o racionalismo, acabamos por elaborar nosso próprio sistema de regras que acreditamos ser o correto e deixamos de lado aquilo que não conseguimos compreender. É a criatura questionando o Criador. Reconheça que Deus é soberano, que você é só uma criança perto dele e assim a sua graça será abundante em você. Lembre-se que Cristo não fez muitos milagres em sua terra porque seus parentes não criam nele. Não confie em seus próprios instintos. Cristo morreu e ressuscitou por nós porque não éramos capazes de sermos justos por nossa própria conta. Rejeitando nosso eu e aceitando a vontade de Deus em nossas vidas, experimentaremos a graça de Cristo mediante a fé nele!

2 - Busque as coisas do céu, e não as da terra:

Esse é um grande mal da igreja hodierna, se não o pior. Como se tem buscado a Deus nestes últimos dias para favorecimento material/pessoal e não pela necessidade de avivamento espiritual. Jesus disse: 

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. "Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". (Mt 6:19-24)

A necessidade das nossas almas é de vida em Cristo, e isso só se consegue buscando a ele no âmbito espiritual. É bem verdade que Deus realiza milagres e outorga dons ao cristãos que os buscam, mas esses dons são para que o Evangelho seja propagado com poder (At 1:8;Rm 15:19;1 Co 2:1-5) e não apenas para satisfazer o ego humano com suas efemeridades.

Que possamos a cada dia buscarmos o Reino de Deus em primeiro lugar, e teremos nossas necessidades atendidas, segundo a vontade daquele que nos chamou! (Lc 12:31)

3 - Abençoe aos que Deus colocar no seu caminho:

"Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens." (Lc 2:52)

Essa é uma verdade pouco proclamada nas igrejas ortodoxas, e tão prontamente praticada por algumas seitas heréticas. Cristo, enquanto criança, crescia em "sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens". Estamos acostumados a buscar crescimento diante de Deus, mas esquecemos de crescer em graça diante dos homens. Busque abençoar os que lhe rodeiam, seja exemplo como foi Dorcas:

"Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas." (Atos 9:36)

Sabemos que não são as obras de caridade que nos garantem salvação eterna (Ef 2:9), mas isso não nos exime da necessidade de praticarmos boas obras tanto diante de Deus, como diante dos homens! (Ef 2:10; Hb 10:24; 1Tm 2:10; 5:10; 6:18; Tt 2:14; 3:8,14; Mt 5:16; 6:1; 1 Pe 2:12)

Para o mundo, você dá para receber, como uma forma de barganha, os salvos dão porque receberam (Mt 10:8; At 3:6; 8:18-23).

Conclusão

A fé nos foi dada por Deus e ela deve ser exercitada para que cresçamos e sejamos espiritualmente saldáveis. Devemos estar cientes de que Deus é soberano e não podemos submetê-lo aos nossos caprichos, nem tentarmos servir a Ele e ao mesmo tempo ao mundo, às riquezas, ao pecado. Cristo nos salvou para realizarmos boas obras, para crescermos em graça diante de Deus e dos homens!

A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. (Tg 1:27)

Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. (Tg 2:18)



Nenhum comentário:

Talvez você goste também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...